É público que a Confraria do Sameiro está a levar a efeito um programa comemorativo, vasto e rico, sobre a data que memora a vinda do Papa São João Paulo II ao Santuário do Sameiro. O Presidente da Confraria, Reverendo Cónego José Paulo Abreu, abre a próxima edição do jornal “Ecos do Sameiro” com a renovação do apelo à participação ativa de toda a comunidade nesta tão bonita e significativa efeméride.

Transcrevemos pois, na íntegra, o editorial:

“Está na hora de acordar!

A data vai-se aproximando… No dia 15 de maio que já espreita, completam-se 40 anos sobre a vinda do Papa São João Paulo II ao Sameiro. 

Foi um dia de glória. Jornada única. Momento inesquecível. Honra imensa para o Sameiro, para Braga, para o país mariano que somos.

Preparando a comemoração de tão faustoso evento, dispusemo-nos à sequencial organização de uma série de exposições.

Na cripta encontra-se a primeira delas – “Olhares da Imprensa”, que reúne quanto nos mass media daquela altura se publicou.

No mesmo local surgiu depois a segunda – “Olhares dos fotógrafos”, com retratos de Luís Machado (Foto S. Vicente) e Manuel Pinho.

A terceira exposição está dividida entre a Basílica e o Posto de Turismo. Intitula-se “Olhares para os objetos”. Podem contemplar-se as toalhas preparadas para a receção ao Papa (no, então, Centro Apostólico do Sameiro, agora Hotel João Paulo II), as louças concebidas para o almoço (este acabou por não acontecer, dado o atraso na chegada do Sumo Pontífice), o paramento com que celebrou, os pratos comemorativos que se fabricaram, as medalhas que o representaram, os livros que se usaram durante a Eucaristia (missal e guião para os fiéis), o círio e o solidéu… Enfim, muitas marcas a saborear, para festivamente reviver.

Voltamos às fotografias na quarta exposição, assim como regressamos à cripta. Desta vez folheamos dois álbuns colocados à nossa disposição, um de Mons. Silva Araújo (ofereceu-o à Confraria de Nossa Senhora do Sameiro. Profunda gratidão!) e outro de Ana Célia Gomes Marques, que nos ajuda a reviver todo o clima de preparação do fenómeno. Esta exposição intitula-se: “Folheando os álbuns”.

No introito dela pode ler-se: “O cenário estava lindo. A Avenida do Sameiro (tantas vezes assim chamada) era uma festa. O altar – agregado ao Cruzeiro monumental – estava um primor, que até pôs bonitas todas as fotos. O ar respirava alegria.

E que dizer do esmero com que tudo foi preparado no Centro Apostólico para receber o Papa, na refeição, no quarto onde se pensava iria repousar por uns instantes, no hall de entrada, na fachada e espaços fronteiriços?!

O álbum de Ana Célia Gomes Marques é testemunho eloquente de tudo isso e proporciona-nos o pagamento de uma dívida. Na verdade, alguém já se lembrou de agradecer tamanho empenho e diligência, em matrimónio com bom gosto e coração?!

Pois bem, a todos quantos prepararam a festa, aí vai, a plenos pulmões: MUITO E MUITO OBRIGADO!”.

Temos caminho feito. 

Mas queremos prosseguir, até à meta – o próximo 15 de maio.

Nesse sentido, voltamos a pedir a colaboração de todos – já o fizéramos no pretérito mês de agosto de 2021. E os desafios são estes:

1) façam-nos chegar o vosso testemunho, as vossas recordações, as vossas emoções em texto (não mais que uma página A4, em Times New Roman, 12, espaçamento 1,5);

2) as bordadeiras embelezem, por favor, um lenço alusivo ao Papa S. João Paulo II e à sua vinda ao Sameiro. Bordem, por exemplo, as letras: “40 anos depois: obrigado, S. João Paulo II”; ou “Viva o Papa S. João Paulo II”; ou “Braga não esquece o Papa S. João Paulo II”; ainda “Roga por nós, S. João Paulo II”, ou outra frase do género. E podem acrescentar algum desenho, do Papa, da Basílica… E ainda as datas: 15 de maio de 1982 – 15 de maio de 2022.

Os lenços bordados deverão ser entregues no Posto de Turismo do Sameiro até ao dia 25 de abril de 2022. Um júri escolherá o que entenda ser mais bonito e esse – desde  já para isso solicitamos autorização –  será oferecido ao Papa Francisco, com o convite a que nos visite, também ele, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023.   

Os contactos que se podem usar (para informações ou para aportação de materiais) são:

Posto de Turismo do Sameiro: Tel. 253 303 400  ou pelo email: postodeturismo@santuariodosameiro.pt

Contamos com todos. A história somos nós hoje quem a escreve. E queremos escrevê-la com brilho e dignidade. 

Que a Mãe nos inspire e acompanhe sempre!”


[Texto: Paulo Abreu]
Notícias