No próximo dia 15 de maio celebram-se, no Santuário do Sameiro, três efemérides, a justificarem a presença de todos os fiéis e clero da Arquidiocese de Braga.


Na verdade, comemoram-se os 40 anos da vinda do Papa São João Paulo II ao Sameiro; ocorre a peregrinação anual das crianças da catequese; será prestada uma singela homenagem a D. Jorge Ortiga, Arcebispo emérito que durante 34 anos, como Bispo, primeiro, depois como Arcebispo, serviu a Igreja arquidiocesana bracarense.

O programa é o seguinte: 14h – concentração das crianças da catequese e dos alunos do Colégio João Paulo II junto ao cruzeiro, na Avenida; 14,30 – procissão das crianças rumo à Basílica, com passagem diante de Nossa Senhora (aí entregarão um desenho previamente feito, alusivo à família e com uma prece sob a mesma intenção) e visita à relíquia do Papa São João Paulo II; 15,30h – Celebração da Eucaristia, presidida por Sua Ex cia Revma. o Senhor Dom. José Cordeiro; no final da eucaristia, breve homenagem a D. Jorge Ortiga, Arcebispo emérito.

Os desenhos dos alunos da catequese serão expostos no recinto onde a Eucaristia será celebrada, qual coro de vozes ao céu erguidas em favor dessa instituição basilar da sociedade que é a família.

As músicas recordarão quanto se cantou há quarenta anos atrás. Algumas imagens projetadas facultarão o mesmo reaviar da memória.
A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro pede a comparência de todos os cristãos, para que o dia seja de verdadeira festa e viva seja a gratidão para com quantos, com assinalável generosidade, foram e vão construindo o reino de Deus.

Notícias