Confraria do Sameiro
Apresentação da Confraria de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro
Desde finais do séc. XIX que o Santuário do Sameiro é gerido pela chamada “Mesa da Confraria”. E é trabalhado por um conjunto de gente heróica, habituada à míngua, ao frio e ao gelo, à chuva e à noite, à pouca dormida, ao peso dos andores, às muitas horas p’ra Mãe, só porque são p’ra Mãe.
Já muitas “Mesas” passaram. Todas contribuíram para o brilho que a montanha hoje tem. Todas merecem encómios, gratidão. Já muitos benfeitores e trabalhadores faleceram: a Senhora do Sameiro os recompense e acolha. Somos herdeiros de algo muito belo, nascido “do nada”, construído com muito suor, sacrifícios, abnegação e (às vezes) incompreensão. Mas o Sameiro está aí e recomenda-se.
A Confraria admite todos os anos novos Irmãos, que são empossados, tal como previsto nos Estatutos, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
IMPORTANTE: a candidatura a admissão de Irmão será sujeita a aprovação por parte da Mesa Administrativa. O candidato receberá a confirmação da aceitação da sua admissão por carta ou email. Deve fazer chegar a sua candidatura até ao dia 15 de novembro.
Principais direitos
Cada Irmão legitimamente admitido tem como direitos e vantagens o seguinte:
- Diploma de Admissão + Pin de Irmão ordinário + Mapa do Sameiro
- 1 ano de assinatura gratuita do Ecos do Sameiro
- Voucher de 30% de desconto numa primeira compra na Casa das Estampas ou na loja online + benefício de 10% de desconto em todas as compras futuras
- Garantia de lugar reservado (limitado aos lugares disponíveis) nas principais cerimónias, na Basílica ou Cripta
- A usar, nos atos religiosos católicos, as insígnias da Confraria que são: a bandeira com a imagem da Imaculada Conceição; Opas brancas com cabeção azul
- À celebração de três missas após o seu falecimento
Principais obrigações
Considera-se dever fundamental dos irmãos contribuir para a realização dos objetivos da Confraria por meio de quotas, donativos, serviços e nomeadamente:
- Pugnar pelo crédito e prosperidade da Confraria
- Participar nas assembleias e reuniões legitimamente convocadas
- Satisfazer a jóia de entrada
- Pagar a quota anual devida
- Promover o culto da Imaculada Conceição da Virgem Maria
Pode consultar aqui a composição dos Órgãos de Gestão para o quadriénio 2020-2024.
Neste link, pode ler os Estatutos que regem a Confraria.