Posto de Turismo do Sameiro

O Posto de Turismo do Sameiro acolhe, a partir do dia 29 deste mês de setembro, com inauguração marcada para as 17,30h, uma exposição intitulada: “De olhos postos na Transcendência”. 

As obras que se poderão contemplar são da autoria de Santiago Belacqua. Espelham o sentir do artista, mergulhado na esfera do sagrado, contemplando essencialmente Jesus e Nossa Senhora.

Os trabalhos apresentam vários formatos e assentam sobre variados suportes. Assim, encontraremos figuras e monumentos reproduzidos em íman’s; encontraremos reproduções de pinturas em azulejos e em xisto; encontraremos um retábulo com vários azulejos…

Contaremos ainda com uma novidade: trabalhos em vidro acrílico metalizado.

Santiago Belacqua é natural de Vila Nova de Famalicão e reside em Braga.

Nesta cidade tem por várias vezes mostrado o seu talento, sobretudo a partir do ano 2013, espalhando a sua obra pela Torre de Menagem, Sé Catedral, Museu Pio XII, Teatro Circo, Palácio do Raio.

Mas também já expôs na Ponte da Barca, no Porto, em Aveiro, em Lisboa (por várias vezes), na Figueira da Foz… 

No curriculum não lhe faltam presenças em exposições internacionais, com destaque para a ocorrida (em outubro de 2014) no Carrousel du Louvre, em Paris e para a que percorreu as embaixadas do Brasil, Oslo e Noruega onde, aliás, acabaria distinguido com uma medalha de ouro.

Atualmente tem obra exposta na Igreja de Na. Sra. da Conceição Velha, em Lisboa. E prepara exposições no Museu de Arte Sacra em Macedo de Cavaleiros, em Cabo Verde (a convite da Assembleia Nacional), em Miranda do Douro (na antiga catedral).

Eventos