A inauguração acontece, este domingo, 19 de setembro, pelas 17h30, na cripta do Sameiro e está patente até ao dia 24 de outubro.

O primeiro evento, do vasto programa previsto relacionado com a comemoração dos 40 anos da visita do Papa São João Paulo II ao Sameiro, acontece já este domingo, logo após a habitual eucaristia das 16h30.

É uma exposição de recortes de imprensa, publicados em diversos títulos de jornais e revistas, locais e nacionais, que relatam os diversos episódios do antes, durante e pós visita.

Como refere o Presidente da Confraria do Sameiro, Cónego José Paulo Abreu, “um acontecimento ímpar, a vinda do Papa João Paulo II a Portugal começou a ser notícia com grande antecedência. Tudo foi cuidadosamente preparado. Os jornais e revistas abriram espaço para ecoarem o acontecimento.

Seguiram-se as notícias do ocorrido, com comentários à simpatia e fé do Papa, com encómios à devoção dos fiéis, com destaques à mensagem que o Papa havia deixado. Unânimes, os mass media ficaram maravilhados com a incontável multidão que encheu o Sameiro.

A imprensa não deixou de registar as sequelas, com destaque para monumentos que em honra do Papa se edificaram. O Sameiro orgulha-se da estátua que em honra do Papa, agora Santo, João Paulo II, foi erigido.

Esta exposição é a primeira de várias que se realizarão ao longo dos próximos meses (entre várias outras iniciativas) e sobre as quais a Confraria irá dando nota atempadamente.

Eventos