Para assinalar o encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Sameiro à Zona Pastoral da Veiga de Penso (Arciprestado de Braga), realizou-se no dia 1 de Junho, sexta-feira, uma procissão de velas, desde a igreja nova de Lomar até à Sé Catedral de Braga. Uma multidão de fiéis, entoando preces e cânticos fervorosos, acompanhou a imagem de Nossa Senhora, que era saudada ao longo do caminho.

Na Sé Catedral, o Cónego José Paulo Abreu, numa breve alocução, lembrou que devemos avivar a devoção a Nossa Senhora, especialmente na devoção do Rosário, pois cada Avé-Maria que pronunciamos é uma rosa que estamos a colocar aos pés da Mãe do Céu e este é o caminho mais seguro para chegarmos a Jesus. Após a reflexão do Presidente da Confraria do Sameiro, o Reitor do Santuário, Pe. Delfim Coelho, agradeceu vivamente aos párocos das comunidades por terem acolhido tão bem e com tanto carinho a Mãe do Céu e convidou os fiéis a renovarem a sua consagração a Nossa Senhora com uma oração escrita pelo Papa Francisco.

Para que a organização desta visita de Nossa Senhora pudesse concretizar-se foi necessário o esforço e a generosidade de muitos a quem queremos deixar aqui o nosso profundo reconhecimento:

– Reitor do Santuário, Pe. Delfim Coelho, mentor desta iniciativa;

– Aos Párocos e às Comunidades Paroquiais: Cónego Abílio Duarte e Pe. Luís Faria Pedro (Arcos, Escudeiros, Esporões, Lamas, Morreira, Santo Estêvão de Penso, Trandeiras); Pe. Agostinho Alves da Silva (Figueiredo e São Vicente de Penso); Cónego Roberto Rosmaninho Mariz (Lomar);

– Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas;

– Funcionários da Confraria do Sameiro;