Peregrinação dos Emigrantes ao Sameiro animada com o “Vamos bailar à Senhora”
O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, recebe, no próximo dia 15 de agosto de 2024, a Peregrinação dos Emigrantes. Trata-se da segunda maior peregrinação anual ao alto do monte de Espinho, que é dedicada particularmente aos emigrantes. Partindo da Basílica do Bom Jesus do Monte às 09h30, a peregrinação deve chegar à esplanada da Cripta do Santuário do Sameiro por volta das 11h00. Por essa hora, os ranchos folclóricos que integram o espetáculo “Vamos bailar à Senhora” vão interpretar algumas músicas e danças, qual festivo acolhimento; e de seguida será celebrada Eucaristia na Cripta, presidida por Cónego José Paulo Leite
SAMEIRO LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA 6.ª Edição Tema: “A Lua Pousa no Sameiro”
Se és apaixonado por fotografia e gostas do Sameiro, então não percas esta oportunidade e participa neste Concurso de Fotografia – “A Lua Pousa no Sameiro”. De 1 de julho até 30 de setembro de 2024 irá decorrer a VI edição do Concurso de Fotografia no Santuário do Sameiro, no âmbito do projeto “Sameiro de Todos, Sameiro para Todos”. Esta 6.ª Edição do Concurso tem por tema: “A Lua Pousa no Sameiro”. As fotografias deverão visar o fenómeno que é a Lua e as vivências, os comportamentos, as emoções dos turistas/visitantes/peregrinos/devotos. Não há limites de idade para quem queira participar. A inscrição é
Consciência Ecológica Integral
O V Congresso Eucarístico Nacional sensibilizou todos os peregrinos e quantos pelos meios de comunicação social estiveram no Santuário do Sameiro para as questões ambientais. Com esse intuito, no final da Eucaristia foram plantadas quatro árvores (autóctones – carvalhos): uma pelo metropolita de Braga, D. José Cordeiro; outra pelo metropolita de Lisboa, D. Rui Valério; outra pelo metropolita de Évora, D. Francisco Senra; outra, finalmente, pelo Legado Apostólico ao Congresso, a quem coube a presidência na celebração da Eucaristia, Cardeal Tolentino de Mendonça.
02 de junho 2024 || Peregrinação ao Sameiro || Encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional || Braga || Portugal
“Milhares de peregrinos participaram no domingo passado, dia 02 de junho de 2024 na Procissão Arquidiocesana ao Santuário do Sameiro, que encerrou o V Congresso Eucarístico, em Braga. A celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal Tolentino de Mendonça, como enviado especial do Papa. «A Igreja samaritana é aquela que multiplica os tempos de escuta, capa de ser artesã de encontros para lá da sua zona de conforto ou do seu perímetro habitual, capaz de diálogos e de abraços que testemunham a maternidade e a paternidade incondicionais de Deus. Uma Igreja que sabe existir não para condenar o mundo, mas para lhe dar
Peregrinação anual ao Sameiro à espera de cerca de 150 mil peregrinos
Momento encerra o 5º Congresso Eucarístico Nacional com fiéis vindos de todo o país. A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que decorrerá no dia 2 de junho, este ano ganha uma projeção ainda mais especial por ser o culminar do 5º Congresso Eucarístico Nacional. A peregrinação será presidida pelo Legado Pontifício, Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e a previsão é que reúna cerca de 150 mil peregrinos. As medidas de segurança e mobilidade foram apresentadas ontem em conferência de imprensa. A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro acredita que o Santuário poderá acolher entre
ENCONTRO DE COROS NO SAMEIRO
Estamos a organizar o habitual Encontros de Coros para o próximo mês de Maio. Os Encontros irão realizar-se nos dias 12 e 26 de Maio, a partir das 15.00 horas, na Basílica. Lançamos o apelo e o desafio a todos os Grupos Corais Litúrgicos a participarem, fazendo a sua inscrição através do email: secretaria@santuariodosameiro.pt ou do telefone: 253 087 861 até ao dia 10 de Abril. Sendo o Mês de Maio consagrado de forma tão carinhosa a Nossa Senhora, que estes Encontros sejam mais um meio de expressarmos o nosso amor e carinho para com a Mãe do Céu! Contamos convosco!







