Image Alt
Donativos

Coroação da Basílica

Coroação da Basílica

Tornando-se necessária a reparação do telhado e a recuperação da zona do zimbório da Basílica, procurados os projetos que nortearam a obra desde finais do século XIX e ao longo de grande parte do séc. XX, percebeu-se que a Basílica ficara inacabada. Estava previsto um coroamento, com uma esfera armilar encimada por uma cruz. Mas ninguém havia executado o projeto.

Os estudos foram detalhados, amadurecidos. Estudou-se a resistência do edifício já construído; a força dos ventos (o Sameiro está, sensivelmente, a 600 metros de altitude, tantas vezes sujeito a fortíssimas rajadas); o modo de fixação, transporte e iluminação da estrutura a ser colocada.

E tudo se conseguiu, decorria o ano da graça de 2012, mês de outubro, dia 6. Mais de uma tonelada de aço inox. Um desenho bonito. Uma obra finalmente acabada. Com luz. Com imponência. Com brilho.

O aço inox foi oferecido pelo mesário José Fernandes. No “desenho” do implementado intervieram, primeiro, o pintor João Osvaldo, depois o Arq.to Gerardo Esteves. Na logística trabalharam os irmãos Russel (João e Francisco), o Eng.º Gerado Menezes… Lá pelos ares andaram funcionários da Confraria e da Serralharia Setenta… Enfim, envolveu-se a Confraria inteira, atarefada, expectante, depois orgulhosa da epopeia conseguida.

A Basílica, finalmente, ficou completa. A casa da Mãe está terminada. Agora, continua apenas… o enorme amor para com Ela.

Voltar

    Newsletter

    Registe-se e fique a par de todas as novidades relacionadas com o Santuário do Sameiro. (Receberá apenas uma newsletter por mês)


    Via Mariana

    Com o apoio de

    Acender uma vela

    a

    Tue ‒ Thu: 09am ‒ 07pm
    Fri ‒ Mon: 09am ‒ 05pm

    Adults: $25
    Children & Students free

    673 12 Constitution Lane Massillon
    781-562-9355, 781-727-6090