No âmbito do programa comemorativo dos 40 anos da vinda do Papa S. João Paulo II ao Sameiro, comemorações que se prolongarão até maio de 2022, a Confraria do Sameiro inaugura nova exposição, desta feita subordinada ao tema “Olhares para os objetos”, que estará patente no Posto de Turismo do Sameiro e no altar das relíquias do Papa São João Paulo II, na Basílica. Inaugura no próximo domingo, dia 14 de novembro, às 17h30, e estará patente até ao dia 22 de maio de 2022.

 

A vinda do Papa S. João Paulo II ao Sameiro está gravada, sobretudo, nos nossos corações e na nossa grata memória. O certo, porém, é que alguns objetos ficaram a perpetuar esse acontecimento. Assim, ficaram pratos e copos com o brasão do Papa; também alguns atoalhados; igualmente se conserva o paramento com que celebrou e o livro que foi utilizado na liturgia; guardamos com religioso obséquio o solidéu que o santo nos legou…
Quando o sucessor de Pedro veio até nós, era Arcebispo, em Braga, D. Eurico Dias Nogueira. Com que alegria e orgulho viveu ele a visita do Papa. Recordamo-lo aqui, através de alguns dos seus textos.

Entretanto, aproveitamos para recordar que a Exposição “Olhares da imprensa” (notícias da imprensa por alturas da visita do Papa S. João Paulo II ao Sameiro) e a Exposição “Olhares dos fotógrafos” (registo fotográfico que na altura fizeram os Fotógrafos Luís Vieira Machado (Foto São Vicente) e Manuel Pinho, continuam patentes e disponíveis para visita na Cripta do Sameiro.

Eventos