Normas da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Conferência Episcopal Portuguesa a cumprir:


Antes e durante a celebração
✓ A higienização das mãos e o uso de máscara é absolutamente obrigatório nas celebrações. A máscara deve estar corretamente colocada cobrindo nariz e boca.
✓ Devemos respeitar a sinalética existente na Cripta e na Basílica e ocuparmos o lugar que é permitido, guardando silêncio e respeito.
✓ Durante a celebração é obrigatório manter a distância de segurança recomendada de 2 metros entre cada pessoa, a não ser que coabitem.
✓ O gesto da paz continua suspenso e o ofertório deve ser feito à saída em cofres aí colocados para o efeito.
✓ Para comungar, os fiéis devem respeitar na fila 2 metros de distância de segurança para com os demais, devendo baixar a máscara 2 pessoas antes de comungar.
✓ Ao receber a hóstia consagrada na mão deverá imediatamente levá-la à boca e voltar a colocar a máscara. A comunhão deve ser feita em silêncio.
✓ No final da celebração não deve haver ajuntamento de pessoas, evitando o cumprimento físico ou ficar na conversa.


A Basílica estará aberta para os fiéis que desejarem recolher-se em oração, devendo respeitar a sinalética e manter a distância de segurança assinalada e recomendada.

Pedimos a colaboração e a compreensão de todos vós, bem como o cumprimento destas normas e cuidados que nos são pedidos, pois é para o bem e a saúde de todos nós! Passa por aqui também a caridade cristã! Obrigado.

Notícias