“Santos Populares” – é o tema da Exposição de Margarida Costa, que vai estar patente nos meses de junho e julho, no Posto de Turismo do Sameiro. Mostram-se dez pequenas esculturas, de belíssimo efeito, polícromas, dinâmicas, deliciosas para o olhar.

O mês de junho traz consigo grandes festejos de norte a sul de Portugal. É um mês consagrado a Santo António, a São João e a São Pedro.

São os três santos de grande devoção do povo; por isso mesmo são festejados em todo o País. Fazem-se fogueiras, marchas e danças pelas ruas e avenidas, estalam foguetes no ar, há bailaricos nos bairros, caldo verde e sardinha assada, galerias com obras de arte alegóricas aos santos populares. É uma alegria!

            O Posto Turismo do Sameiro convidou a Artista Margarida Costa para ser a “Nossa Artista” dos meses de junho e julho, mostrando-nos as suas belíssimas obras de arte alusivas aos santos Populares.

            A entrada é livre. E todo estão convidados a visitar o Posto Turismo, embelezado agora, nestes meses quentes de verão, com o engenho de uma grande artista, da “Nossa Artista”.

Margarida Costa nasceu em Braga. É licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Com percurso pelo vitral, tapeçaria e fotografia, dedica-se atualmente à pintura e à cerâmica.

Investigou a arte popular e publicou “O traje regional de Viana do Castelo”, “A Pirotecnia no Alto Minho” e foi coordenadora e coautora do livro “Adoro Conhecer Braga”.

 

Fortemente influenciada pela cultura bracarense, tem trabalhado nos últimos anos na divulgação artística e cultural da cidade, trabalho evidenciado quer nas suas peças de autor, quer em peças de merchandising, como é o caso da linha “Farricoco Margarida Costa”, lançada em 2013, em parceria com o Tesouro-Museu da Sé de Braga.

Eventos, Notícias