Santuário

Santuário do Sameiro

Breve história

Bem-vindo ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, localizado em Braga, na Província do Minho, em Portugal.

O grande obreiro do santuário foi o P. Martinho António Pereira da Silva, nascido em 1812, em Santiago da Cividade, cidade de Braga.

Inebriado com a beleza do topo da montanha do Sameiro, o P. Martinho pensou implantar aí um monumento que perpetuasse o triunfo de Maria Imaculada e a memória da Definição Dogmática da Imaculada Conceição.

A partir de 1863, ergue-se um pedestal. Sobre ele viria a colocar-se uma escultura da Imaculada, arrancada a um bloco de mármore pelo escultor Emídio Carlos Amatucci.

Os caminhos para o Sameiro não mais se fechariam.

Surge uma primeira capela, sagrada a 10 de agosto de 1877.

Entretanto, em Roma, o escultor Eugénio Maccagnani vai gerando, com maestria e arte, a belíssima escultura de Nossa Senhora do Sameiro, que chega a Braga no ano de 1878, ficando por dois anos na Igreja do Pópulo. Essa belíssima imagem, benzida pelo Papa Pio IX, chegará ao Sameiro, rodeada de povo e devoção, a 29 de agosto do ano de 1880.

Em 1883, a escultura de mármore existente no exterior da capela ruiu (foi dinamitada). Nem isso, porém, fez arrefecer a devoção dos fiéis: três anos e meio após o derrube, um novo monumento se ergue, com a escultura da Imaculada.

Tornando-se pequena a capela acima referida, tantos os peregrinos que à Virgem do Sameiro acorriam, em breve se colocaria a primeira pedra do templo que chegou até nós. As obras iniciam-se em 1890.

Santuário do Sameiro

Momentos marcantes

Marcantes ainda para a história do santuário são os seguintes momentos:

• Em 1904, Nossa Senhora recebe da generosidade das mulheres de Portugal, com destaque para a Rainha D. Amélia, uma coroa de ouro, verdadeira preciosidade e eloquente testemunho de fé das nossas gentes
  • Na década de trinta do vigésimo século constrói-se zimbório
  • O altar-mor, em mármore, é sagrado em 1941. O frontal inebria os fiéis com uma magnífica representação do nascimento de Jesus
  • Em 1953, é inaugurado o cruzeiro monumental, desenho de David Moreira da Silva
  • Em 1954 são inaugurados os monumentos ao Sagrado Coração de Jesus e ao Papa Pio IX
  • No mesmo ano de 1954 aparece o riquíssimo sacrário em prata
  • A 17 de Junho de 1979 é inaugurada a cripta, construída para acolhimento das grandes multidões que periodicamente visitam o Sameiro
  • Em 1982, o Sameiro recebe a visita do Papa João Paulo II
  • A estátua deste mesmo Papa será inaugurada dois anos depois, em 3 de junho de 1984
  • O Papa João Paulo II, de feliz memória, distinguirá o Santuário do Sameiro, a 8 de dezembro de 2004, com a oferta da “rosa de ouro”
  • Em 2012 a Basílica é coroada com uma esfera armilar encimada por uma cruz. Estava isso previsto no projeto inicial do edifício
  • Em 2019 aparece reconstruída e é colocada junto à Basílica a primitiva imagem de Nossa Senhora do Sameiro, que havia sido destruída em 1869. Após 150 anos de derrocada, a “Ressurreição”
  • No mesmo ano inaugura-se a requalificação da Avenida de Nossa Senhora do Sameiro, no âmbito do projeto: “Sameiro de todos, Sameiro para todos” e o Posto de Turismo – Sameiro
  • Em 2020 (8 de dezembro) é inaugurado o Parque Infantil “José Domingos Pimenta Correia Fernandes”
  • Em 2021 (8 de dezembro) é inaugurado o novo sacrário da cripta, obra de Jacques Ruela e Pedro César Teles.

Paulo Abreu

Newsletter

Registe-se e fique a par de todas as novidades relacionadas com o Santuário do Sameiro. (Receberá apenas uma newsletter por mês)

Via Mariana