• Distância: 370 Km
  • Nível: Dificuldade elevada
  • Altitude: Alcançando costas de 700 a 1.200m

Via Mariana Luso-Galaica, que liga a Basílica do Sameiro, em Braga, ao Santuário da Virgem da Barca, em Muxia, com passagem por cerca de uma dezena de santuários marianos do Minho e da Galiza.

Foi recentemente elaborado pela Associação  Via Mariana Luso-Galaica um caminho guiado pelos santuários marianos que ultrapassam fronteiras, ligando Braga ( norte de Portugal) a Muxia (Galiza) num percurso de 370km.

Denominado de “Via Mariana Luso-Galaica”, trata-se de um projeto no qual o objetivo é exaltar e valorizar o património material e imaterial, ter conhecimento todas as tradições, costumes, lendas, canções, lugares pinturescos, aldeias, paisagens, histórias que todo o caminho oferece.

Foram abertos caminhos pelos quais ninguém passava há mais de 50 anos. Cobertos de mato, foram abertos depois de muito suor e árduo trabalho de muitos voluntários.

Para a presidente da associação, Maria José Silva, este é "um projeto de fé, património e natureza".

Finalmente, depois de tanta dedicação, fé e esforço, está disponível para ser trilhado.

Está disponível uma Aplicação no site da Associação (https://www.repatris.org/news/apresentacao-oficial-da-associacao-luso-galaica-da-via-mariana) onde  os peregrinos ou quem deseje realizar o percurso poderão obter todas as informações úteis e necessárias.

Há também um Código de Conduta para os peregrinos, que têm direito a uma credencial personalizada e a um certificado no fim do caminho.

Os pontos de acolhimento são ainda escassos, pelo que é necessário em muitos lugares recorrer aos alojamentos privados turísticos, onde é preciso reservar previamente.

No Sameiro está prevista a instalação de um ponto de acolhimento aos peregrinos.