Confraria de Nossa Senhora do Sameiro celebra “Dia do Irmão” com inaugurações, em espírito de solidariedade, gratidão e festa.
A Confraria de Nossa Senhora do Monte Sameiro celebrou no passado dia 6 de novembro de 2022, o “dia do irmão”, começando por assinalá-lo com a inauguração de um conjunto de obras recentemente levadas a cabo pela Confraria.
A cerimónia começou com a receção a quantos ajudaram a Confraria a concretizar as inovações: novo sistema de som na Cripta e implementação de sistema de fibra ótica em todo o recinto; requalificação da capelinha exterior de Nossa Senhora do Sameiro; focos de iluminação da imagem primitiva da Senhora do Sameiro; assento na Alameda dos Jacarandás. Aos mecenas, o Cón. José Paulo Abreu, anfitrião e Presidente da Confraria, endereçou sentidas palavras de apreço e gratidão.
Na sequência das referidas obras, a Cripta do Santuário do Sameiro usufrui agora de um novo sistema de som, algo há muito desejado, e que resultou de um estudo minucioso das condições e das necessidades específicas do espaço, que apresentava uma acústica muito difícil. O grande objetivo foi assegurar as melhores condições de escuta a todos os que participam nas celebrações litúrgicas e dotar a Cripta de meios adequados a outros grandes eventos e encontros que ali se realizam, ao nível da própria Arquidiocese.
Este novo sistema é flexível e de tecnologia digital, permitindo diversas configurações melhor adaptadas a cada uso específico. A amplificação é distribuída e cobre a nave na sua totalidade. Está dividida numa zona central ampla, sempre ligada, e duas zonas laterais que só são ativadas se a lotação do espaço o justificar, reduzindo interferências acústicas. Foram revistos os microfones no coro e na zona do altar para garantir o melhor som possível. A instalação permite ainda disponibilizar diversas saídas que podem ser diretamente usadas pela comunicação social para gravação ou transmissão de eventos.
Em simultâneo com esta obra, foi também efetuada a instalação de fibra-ótica que permitiu expandir a infraestrutura de rede do Santuário até à Cripta e assegurar o acesso à Internet nas melhores condições para a transmissão de eventos.