Santuário do Sameiro

Braga, cuja Arquidiocese tem por padroeira a Virgem Santa Maria,

Por isso mesmo, a Basílica do Sameiro tornou-se, nos nossos dias, um dos maiores centros de devoção à Virgem de toda a Cristandade.

distinguiu-se aos longos séculos pela sua particular devoção à Mãe de Deus, nomeadamente no seu mistério da Imaculada Conceição.

Monumentos dos
Doutores Marianos

4 monumentos dos Doutores Mariano situados à entrada do santuário,
estes Doutores foram os doutores que exaltavam as Glórias de Maria.
S. Cirilio de Alexandria: “ grande doutor mariano; intrépido defensor, contra nestório da maternidade divina de Nossa Sra.
S.António de Lisboa: “ insigne doutor mariano; a sua língua de ouro exaltou com brilho, as grandezas da Virgem Santíssima”
S.Bernardo de Claraval : “ Doutor malífluo, cantor inspirado das excelências de Maria e promotor indefesso do seu culto”
S. Afonso Maria de Ligório : “ Doutor das glórias de Maria, paladino da Imaculada Conceição e da mediação universal de Maria”
Quatro estátuas de anjos se encontram mais adiante em frente da Reitoria e da Casa das Estampas: os três Arcanjos São Gabriel, São Miguel, São Rafael e o Anjo de Guarda de Portugal. Também estes têm grandes méritos em relação a Nossa Senhora: São Miguel precipitou no inferno o Grande Dragão e seus sequazes quando estes se revoltavam contra o plano de DEUS, de elevar “a Mulher vestida do Sol” (cf. Ap 12) acima de todas as criaturas, inclusive os Anjos. São Gabriel é o Mensageiro de MARIA como rezamos diariamente no “Angelus”: “O Anjo do Senhor anunciou a MARIA, e Ela concebeu do ESPíRITO SANTO.” São Rafael liberta Sara, no livro de Tobias, da ação terrível do demónio (Tob 8). Sara, neste momento, é símbolo da Igreja, imagem de MARIA que também é atormentada no decorrer dos séculos pelas maquinações do inferno e precisa da intervenção de “Rafael”, ou seja, da ajuda dos santos Anjos. O Anjo da Guarda de Portugal, enfim, tornou-se, em Fátima, “precursor” das aparições de Nossa Senhora ao dizer na segunda aparição aos três pastorinhos: “Os corações de JESUS e de MARIA têm sobre vós desígnios de misericórdia.

Os Arcanjo no Sameiro

Anjo de Portugal